segunda-feira, 6 de maio de 2013

Você fala o que pensa ou pensa no que fala?


"Pense antes de falar, mas não fale tudo o que pensar."
Provérbio Chinês 

Durante muito tempo eu falava o que pensava com a maior sinceridade, mas ultimamente eu penso antes de falar, e falo com a mesma sinceridade que antes. Quando se pensa antes de falar, a change de acertar e de se fazer entender aumenta e a de magoar a outra pessoa diminui.


“É bem melhor pensar sem falar, do que falar sem pensar.” 
Jô Soares

Devo falar a verdade sempre, meu marido, filho, mãe, irmãos, amigos, merecem a minha sinceridade, odeio mentira, mas eles não merecem ser magoados. Saber falar, pensar no que falar antes de tomar alguma atitude é um exercício(difícil para uma faladeira ansiosa) que venho fazendo diariamente.


"Palavras gentis podem ser curtas e fáceis de falar, mas seus ecos são verdadeiramente infinitos." 
Madre Teresa de Calcutá

Maturidade, para mim, é quando uma pessoa consegue pensar antes de falar. Quando eu falava sem pensar magoava pessoas, por melhor que fosse a minha intenção, acabava magoando.

 "Vês um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o tolo do que para ele." 
Provérbios 29:20



7 comentários:

  1. Claudia, eu sofro do oposto. Penso tanto antes de falar, que na maioria das vezes, prefiro não falar. Por avaliar que, por mais que fale, não vai adiantar, por crer que o que vou falar vai acabar trazendo conflitos maiores entre pessoas que amo. Dai me calo. Ou melhor, engulo e acabo somatizando coisas que talvez fossem melhor resolvidas se falasse. rs
    É complicado. Mas, ainda assim, prefiro pensar antes de falar - pelos mesmos motivos que enumerou. E mais, sempre penso em qual seria minha reação, se fosse eu a escutar o que tenho a dizer.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma situação que acontece comigo DIARIAMENTE!
    Não costuma soltar palavras instantaneamente, e na maioria das vezes até me calo.
    Mas acontece comigo com pessoas que me rodeiam. Algumas soltam palavras que acabam magoando. E sim, essa atitude prejudica qualquer relacionamento. Principalmente quando o acontecimento com a mesma pessoa é quase que diário.

    Muito boa a reflexão, Claudia!

    Vou compartilhar!

    Beijoo!

    ResponderExcluir
  3. Cláudia para mim foi uma postagem perfeita viu???Eu tinha a mesma mania de falar logo o que vinha a cabeça e com o passar do tempo fui percebendo que excesso de sinceridade só serve para conquistar inimizade e confusão,então boca fechada não entra mosca.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Clau,
    Era como vc, falava o que eu queria e muitas vezes acabei magoando várias pessoas que não queria magoar e sim alertar, ser só sincera mesmo. Mas agora vejo que posso pensar antes de falar e dizer com palavras doces e não magoar tanto.
    Beijos
    adriana

    ResponderExcluir
  5. Oi Cláudia, dia desse uma colega me trouxe esse problema. Ela dizia que sua chefe a havia "orientado" por causa de sua sinceridade, que ela falava tudo o que pensava sobre o quê estava errado nos processos do trabalho e sobre as pessoas que o realizavam. Essa minha amiga trabalha em um hospital e ações incorretas podem afetar a vida de outras pessoas. Complicado né!? Então fiz um ctrl+C neste provérbio chinês e passei pra ela. Acho que o indivíduo têm que se proteger e se os atos errôneos forem contra sua índole, contra a ética deve denunciar sim, ou seja informar a outros que algo está errado. mas a sinceridade, a fidelidade deve ser para nós mesmos.

    ResponderExcluir
  6. Pura verdade. Isso é uma aprendizagem que o tempo, a idade, os tombos, a convivência, as coisas que vivemos nos trazem. Se a gente soubesse isso aos 20 anos, teríamos uma vida bem mais tranquila, né???

    beijooo

    ResponderExcluir
  7. OI Cláudia, eu adorei as frases. Vou te confessar que eu também tenho pensado mais antes de falar, mas algumas vezes ainda deixo sair coisas que se eu tivesse pensado bem não falaria. Mas vou aprendendo...
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi, obrigada por sua visita!