sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A palavra



Neste domingo dia 18 de setembro lendo a revista do jornal O Globo, li um texto de Martha Medeiros que me tocou muito. Aliás, ando muito sensível e introspectiva. Estou numa fase de recolhimento, pensamento.
Vou continuar blogando porque me faz bem. Deixei de lado um pouco o face e o twitter. 
Por ser grande, postarei apenas uma parte do texto.


Com A Palavra, Martha Medeiros :
"A palavra, que ferramenta.
É uma pena que haja tamanha displicência em relação ao seu uso. Poucos se dão conta de que ela é a chave que abre as portas mais emperradas, que facilita negociações, encurta caminhos, cria laços, aproxima as pessoas. Tanta gente morre sem dialogar com a vida. Contam coisas, falam por falar, mas não conversam, não usam palavra como elemento de troca. Encantam-se pelo som da própria voz e, nessa onda narcisista, qualquer palavra lhes serve.
Mas não, não serve qualquer uma.
A palavra exata é um pequeno diamante. Embeleza tudo: o convívio, o poema, o amor. Quando a palavra não tem serventia alguma, o silêncio mantém-se no posto daquele que melhor fala por nós.
Em terapia temos que nos apresentar sem defesas, relatar impressões do passado, tornar públicas nossas aflições mais secretas, perder o pudor diante das nossas fraquezas, ser honesto de uma forma quase violenta, tudo em busca de uma "absolvição" que nos permita viver sem arrastar correntes. Como atingir o ponto nevrálgico das nossas dores sem o bisturi certeiro da palavra? É através dela que a gente se cura."



"Quando me amei de verdade,
consegui moderar meu ritmo
e minha pressa.
E isso fez uma enorme
diferença na minha vida."
Kim McMillen







Beijos e uma ótima reflexão para todas nós.

5 comentários:

  1. Cláudia,

    Belo texto. A Martha sabe das coisas!
    Tu viu meus emails?

    ResponderExcluir
  2. Bela reflexão de Martha!

    Um linda tarde de primavera p/ vc...

    Beijooooooooooo

    ResponderExcluir
  3. Ah minha pérola, você merece muito!
    Lindo o texto.

    Olha, coloca teus seguidores mais pra cima, tá difícil de achar...
    Um lindo fim de semana pra ti!
    Beijos ♥

    Ah, respondi o e-mail...

    ResponderExcluir
  4. Li esse texto em 2011 e hoje ele me inspirou novamente em minhas lembranças. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Reportei esse texto em 2011 e hoje ele me inspirou novamente. Obrigado.

    ResponderExcluir

Oi, obrigada por sua visita!